Como saber se o valor que um investidor oferece
pela minha empresa é o que ela vale?
O que é valuation?
É o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Mas,
mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor ao definir premissas e
selecionar fontes de dados. Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da lógica
embutida nas decisões do empreendedor.
Se você tem uma empresa que está começando, terá mais dificuldades para calcular seu valor, por causa da falta de
históricos numéricos e por ter um produto/serviço ainda não consolidado.
Por que é importante?
Compreender o valor real de sua empresa permite que você a conheça melhor, explorando os aspectos que a
valorizam e os que a fazem valer menos. Assim, você pode mitigar essas deficiências ao longo do tempo.
Outra vantagem é que, sabendo o montante a ser investido e o valor da sua empresa, você consegue negociar a
participação societária do investidor de forma mais justa.
Entender o valor de uma empresa historicamente permite que você tenha uma ideia do comportamento da
empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.
Como fazer o valuation de uma empresa?
O valuation de uma empresa pode ser feito de três formas:
– Pela Renda (Fluxo de Caixa Descontado)
– Pelo Mercado (Múltiplos ou Cotação)
– Pelos Ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil)